“Cadeia de Sistema de Leilões” é o nome da plataforma que irá agilizar a inscrição de empreendimentos em leilões de contratação de energia elétrica pelo Governo.
Ainda sem data definida para entrar em funcionamento, o projeto é cercado de expectativas também por cogeradores a partir de biomassa porque a proposta do serviço é reduzir a burocracia de quem participa dos leilões.
Por ano, o Governo tem mantido a tradição de realizar dois leilões de compra de energia de cogeradores de biomassa e em cada evento o empreendedor precisa atender a etapas que incluem retirada presencial de senhas durante a fase de inscrição.
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a “Cadeia de Sistema de Leilões” eliminará essa burocracia porque a retirada dos termos e senhas será feita por sistema, o que dispensará a retirada presencial e otimizará, assim, todo o processo de inscrição nos certames.
O ganho será permitido porque os processos de inscrição dos leilões de geração operacionalizados pela CCEE serão todos automatizados.
Outro benefício é a maior facilidade de gestão das garantias financeiras de leilão, com todos os dados de acompanhamento dos processos centralizados, além do envio de alertas e a criação de relatórios.
Conforme a CCEE, que desenvolve o projeto desde janeiro deste ano com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão é de que a entrega da “Cadeia” ocorra no segundo semestre de 2019.
Leia também:
http://jornalcana.com.br/pld-entra-na-terceira-semana-de-outubro-em-queda-de-17/
Integração
As novas plataformas integrarão as bases de dados da CCEE, da Aneel, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia (MME) e do banco custodiante das garantias de leilão, ampliando a segurança dos dados, o que, segundo a CCEE, trará maior padronização das informações e centralização das informações.
A implantação dos sistemas também deverá ocasionar na redução de documentos físicos, simetria e padronização de informações e alertas automáticos.