O valor médio do Preço da Liquidação das Diferenças (PLD) vale R$ 255,28 o megawatt-hora (MWh) até a próxima sexta-feira (08/03) no submercado Sudeste/Centro-Oeste, onde fica a maioria das termelétricas movidas a biomassa.
O valor médio representa recuo de 25,3% ante a semana anterior (23/02 a 01/03), quando valia R$ 341,66 o MWh no Sudeste/Centro-Oeste, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Leia também:
https://www.jornalcana.com.br/anp-aprova-a-realizacao-de-consulta-publica-sobre-metas-do-renovabio/
Motivos da queda do valor do PLD
Segundo a CCEE, a melhora nas afluências esperadas para o Sudeste, estimadas em 95% da média histórica para março, é o principal motivo para a redução do PLD.
As ENAs (sigla para energias naturais afluentes) previstas para o Sistema também foram revistas positivamente, de 76% para 84% da média. A expectativa de afluências deve ficar em 89% no Sul, 46% no Nordeste e em 76% da média no Norte.
A previsão de carga prevista para a próxima semana deve ficar em torno de 300 MWmédios mais baixa, com redução esperada no Sul (-300 MWmédios), Nordeste (-50 MWmédios) e Norte (-60 MWmédios).
Já a carga, que representa a soma do consumo e de perdas na rede elétrica, deve ficar mais alta apenas no Sudeste (+110 MWmédios).