As usinas sucroenergéticas Santa Elisa (Biosev), São Francisco e Santo Antonio (Grupo Balbo), localizadas em Sertãozinho (SP), são responsáveis por fazer este município paulista ser responsável por 46,3% das exportações realizadas pela região de Ribeirão Preto.
É o que revela o Boletim Comércio Exterior, do Ceper/Fundace.
A maior participação nas exportações provém da forte vocação agroindustrial do município, que possui usinas sucroalcooleiras e é forte exportadora de produtos derivados da cana-de-açúcar, além de máquinas e equipamentos voltados para o segmento.
Os outros municípios que se destacam na região são Luís Antônio, com 15,8%, e Pradópolis, com 14,5%. Completam a lista Ribeirão Preto, com 12,1%, e Jaboticabal, com 3%.
Importações
Ribeirão Preto é o município da região que lidera as importações , com 52,7% do total, seguido por Cravinhos, com 14,6%, e Sertãozinho com 12,3%.
“Esse padrão é esperado, visto que Ribeirão Preto abastece os municípios da região com seu comércio e serviços, sendo que parte dessa oferta depende de importações”, aponta o estudo.
Clique aqui para ler o Boletim Ceper/Fundace