Gestão Administrativa

Usinas de cana da Santa Adélia colhem ganhos com programa de resultados

Carlos Gregório, da Santa Adélia: ganhos com programa focado em resultados
Carlos Gregório, da Santa Adélia: ganhos com programa focado em resultados

A companhia sucroenergética Santa Adélia, com três unidades processadoras de cana-de-açúcar, colhe resultados positivos com programa em fase de implantação focado em cultura de resultados.

Os ganhos estão em vários setores da empresa. Na área de açúcar, por exemplo, o giro do estoque passou de seis meses para 11 meses ao ano. Outro resultado positivo está no rendimento do plantio de cana-de-açúcar: antes do programa eram cultivadas 2,7 toneladas por hectare e, hoje, são 7 toneladas por hectare.

No setor industrial, há ganhos em reparos: antes, o tempo médio era de duas horas e 50 minutos e, hoje, de apenas 50 minutos.

As informações foram prestadas por Carlos Roberto Gregório, da Santa Adélia, durante palestra na abertura do evento Usina do Conhecimento, realizado entre esta quarta-feira (25/10) e quinta (26/10) pela Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab) em Ribeirão Preto (SP).

Mapeamento de processos

Segundo Gregório, a Santa Adélia investe também no mapeamento de processos. “Começamos nas áreas administrativas, que têm impactos que não conseguem ser aferidos, e é necessário eliminar desperdício de tempo das pessoas”, disse.

“Para eliminar o desperdício de tempo das pessoas, estão sendo refeitos todos os principais processos administrativos, principalmente na área de controladoria, financeira, que tem impacto sério”, contou durante a palestra. “Não está concluído, embora já eliminamos  bastante tempo.”