Cerca de 400 alunos do 9º ano da rede pública de ensino de Novo Horizonte, Sales, Irapuã e Itajobi, interior de São Paulo, estão inscritos na segunda edição do projeto Era Uma vez Europa, da Usina São José da Estiva, que incentiva o interesse de jovens pela cultura e pela leitura por meio da prática da redação e da capoeira. Ao final da iniciativa, oito alunos participarão de um intercâmbio cultural de dez dias em Valência, na Espanha.
Para o diretor da Usina Estiva, Sandro Cabrera, investimentos que proporcionem mais educação e cultura para os jovens fazem parte da política da empresa. “Acreditamos que investir em projetos como o ‘Era uma Vez… Europa’ faz com que os jovens possam ter mais cultura, educação e, consequentemente, mais qualidade de vida”, diz.
A primeira etapa seletiva acontece no dia 7 de junho, na escola municipal Hebe de Almeida Leite Cardoso, em Novo Horizonte, das 9h às 11h30 e os alunos inscritos devem chegar com antecedência. Os portões serão abertos às 8h e o fechamento está previsto para as 8h45.
O Concurso de redação selecionará 35 jovens, que terão os textos publicados no livro Era uma vez… Europa, com distribuição em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa. O livro terá, ao todo, 100 redações, entre as produzidas na região de Novo Horizonte e em Guarujá, cidade também participante do projeto.
Como preparo para essa primeira fase, os alunos tiveram aulas de leitura, produção de textos, interpretação, pesquisa, entre outras. O tema da redação será apresentado apenas no dia da prova.
A relação dos 100 alunos será divulgada no dia 26 de junho. A lista também estará disponível no site oficial do projeto www.eraumavezeuropa.com.br e nas escolas participantes.
“Esses selecionados irão participar do intercâmbio para Valência, que consiste na última etapa da iniciativa. É uma excelente oportunidade para os jovens, pois traz uma rica vivência cultural, ampla de conhecimentos e troca de experiências com alunos locais”, explica Marici Vila, diretora da Origem Produções.