Na turbulência gerada pela atual crise, boa parte dos gestores do setor sucroenergético, apreensivos, apertam os cintos das empresas que comandam e tomam medidas duras, tais como: a dispensa de colaboradores e a interrupção das atividades da própria usina ou de alguma unidade. Para alguns, a linha do horizonte demonstra que há um longo caminho a percorrer e muitos duvidam se possuirão fôlego para tanto. Mas, outros, olham para esta mesma linha e distância como um espaço novo e desafiador a ser explorado e vencido. Isto porque, na maioria das vezes, a própria busca efetiva por soluções abre oportunidades para inovar e até recriar caminhos. Da nossa parte, a ProCana Brasil optou pela segunda via, como demonstra o caso do novo portal do JornalCana (jornalcana.com.br). Neste momento difícil pelo qual estamos passando junto com todo o setor, decidimos por investir e renová-lo completamente, da estrutura à aparência, ampliando a qualidade e relevância das informações, por meio de matérias, notas, suítes especiais e infográficos. O resultado é que em apenas um mês as visualizações do portal aumentaram em cerca de 40%. Somente em visitas a páginas únicas, o crescimento foi de cerca de 20%. A novidade atraiu novos leitores e tornou os tradicionais mais assíduos. Em nossa experiência, descobrimos na prática, que poderíamos modernizar sem, necessariamente, trocar equipamentos ou colaboradores. Por estarmos atualizados no quesito tecnológico, reavaliamos a equipe de colaboradores e, ao final, decidimos que queríamos mudar “as pessoas” e não “de pessoas”. Ao fazê-las saber que as valorizamos, trouxemos tranquilidade ao grupo e os resultados começam a aparecer. Há muito ainda a fazer, temos consciência disso, mas estes resultados nos levam a ver o horizonte com outros olhos. Nosso exemplo não é exclusivo. Grupos e unidades industriais que semearam inovação estão colhendo alta performance. É o caso da Usina Guaíra, que obteve na safra 2013/14 produtividade média de 103,5 toneladas/ha, a maior do ano entre as mais de 250 usinas que disponibilizam seus dados (veja nas páginas 38 a 41). Decerto que apenas inovar da “porteira para dentro” não é suficiente. É preciso encontrar alternativas para fazer frente à diversidade de desafios do mercado (confira matéria nas páginas 26 a 30). As circunstâncias pedem mais do que o discurso. Inovação e criatividade representam a segunda via – talvez a única que resta ao setor, neste momento, para sobreviver com saúde até que a “tempestade” das eleições seja superada. Que Deus nos ajude!
Início Administração Gestão Administrativa
Gestão Administrativa
Uma segunda via
Mais Notícias
Mais artigosAdministração
ORPLANA divulga nota oficial sobre entrevista do presidente da UNICA
Entrevista do presidente da UNICA foi publicada na terça-feira, dia 27, na home do JornalCana
Administração
32 instituições públicas e privadas integram a campanha "Juntos Prevenindo Incêndios"
Quinta edição da campanha "Juntos Prevenindo Incêndios" integra 32 instituições públicas e privadas
Administração
EXCLUSIVO: Evandro Gussi, presidente da UNICA, explica como está a revisão do Consecana-SP
Presidente da UNICA destaca: "o estudo está pronto e a revisão do Consecana-SP precisa ser implementada"
Administração
Copersucar divulga ata de reunião que definiu nova filial
Ata da Copersucar está publicada no jornal Diário Comercial
Administração
Usina Estiva convoca acionistas para extraordinária; saiba o que está na pauta de discussões
Convocação dos acionistas da Usina Estiva está no jornal Gazeta SP
Usinas
Raízen inicia campanha anual de prevenção a incêndios em canaviais
Raízen dá início a mais uma campanha anual e amplia esforços diante de mais uma safra desafiadora