Südzucker, maior produtor de açúcar da Europa, obteve um lucro de 96 milhões de euros no primeiro trimestre de 2014, o que demonstra uma queda significativa, se comparado aos 220 milhões de euros em 2013, de acordo a própria empresa.
A principal razão apontada para a queda foram as restrições impostas pelo ainda vigente, sistema de cotas da União Europeia, especialmente no que diz respeito aos mercados do sul e do leste da Europa.
Analistas, dizem que os preços do açúcar na Europa tem caído acentuadamente desde o ano passado, prejudicando os produtores e as refinarias. A Südzucker disse na quinta-feira, que espera para o segundo trimestre um lucro ainda menor.
As vendas relativas ao primeiro trimestre da safra 2014-15, que começou em março caíram de 1.97 bilhões de euros para 1.77 bilhões.
A empresa disse ainda, que espera uma queda significativa no lucro operacional, principalmente devido à “deterioração” do ambiente econômico no mercado de açúcar da UE.
A unidade produtora de etanol da Südzucker, a CropEnergies, também prevê redução nos lucros devido aos preços excessivamente baixos do biocombustível na Europa.