Em informação divulgada na manhã desta segunda-feira (19/11), Roberto Castello Branco deverá assumir o comando da Petrobras.
Segundo a Agência Brasil, a indicação do novo presidente da companhia é de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior).
Mas quem é Roberto Castello Branco?
JornalCana lista a seguir informações sobre o futuro presidente da Petrobras no governo de Jair Bolsonaro colhidas junto a websites como a Agência Brasil, Poder 360, Escavador e UOL.
1
Economista
Roberto Castello Branco é economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição na qual é diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento Econômico.
2
Pós-doutorado
Ele possui pós-doutorado pela Universidade de Chicago (1977-1978).
3
Amigo de Guedes
Castello Branco é amigo de longa data de Guedes. Nos anos 80, presidiu o Ibmec, entre 1981 e 1984, rede de ensino fundada pelo futuro ministro da Economia.
4
Já trabalhou na Petrobras
Castello Branco, que assumirá a presidência da Petrobras, já trabalhou na empresa. Entre 2015 e 2016, no governo Dilma Rousseff, ele integrou o Conselho de Administração da companhia.
5
Passou pelo Banco Central e pela Vale
Castello Branco também teve passagem pelo Banco Central, no qual foi diretor, e da Vale S/A, entre 1999 e 2014.
6
Na Invepar
Desde maio de 2017 é membro do Conselho de Administração da Invepar S.A., empresa de concessões de infraestrutura.
7
Geopolítica de óleo e gás
Coordenou em 2014/2015, na FGV, projeto de pesquisa sobre a economia dos BRICS e, em associação com a Konrad Adenauer Stiftung da Alemanha, projeto de pesquisa sobre a Geopolítica de Óleo e Gás na América Latina.
8
Organizador de conferências
O futuro presidente da Petrobras também organizou conferências internacionais sobre recursos naturais, The Economics and Econometrics of Commodity Prices, FGV 2012,, BRICS:Opportunities and Challenges, FGV 2015, International Oil Conference em parceria com o Centre for Applied Macro and Petroleum Economics, da Norwegian Business School, FGV 2018.