Gestão Administrativa

Para executivo, comunicação do setor com o governo é falha

Por mais momentos de alta elevação de preço, ou problemas pontuais de abastecimento, o setor sempre teve um bom diálogo com a esfera federal. Mas, hoje a comunicação do setor com o governo está ruim. Esta é a opinião de Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, diretor comercial da Usina Alta Mogiana.

Diminuir os impostos na cadeia produtiva do etanol, notadamente do PIS e Cofins, é a alternativa ideal apontada pelo executivo.

Para Junqueira, o setor não temproblemas de mercado mas sim de custos altos somados aos preços da gasolina congelados na bomba há cinco ou seis anos. “No ano passado tivemos uma alta brutal no custo pelo fato da produtividade ter caído por problemas climáticos. Fomos reagentes e ainda com aumentos de custos tivemos várias penalizações do governo federal, como a diminuição da mistura de 25 para 20%, a manutenção do imposto de importação para zero, porque foi prometido que este imposto seria temporário e se elevaria em 20%, e foi mantido. Além disso, o governo não corrigiu o preço da gasolina e não diminuiu o imposto do etanol”, lembra.

img938