A Ecolab, líder mundial em tecnologias e serviços de água, higiene e energia, por meio da sua divisão Nalco Water, traz um diferencial competitivo para o mercado de etanol: melhorar a qualidade e a capacidade produtiva das usinas.
Usados em conjunto no início da safra, os nutrientes da Nalco Water e a monensina líquida permitem o aumento da fermentação na produção de etanol, contribuindo para que o levedo atinja um alto volume, com baixa contaminação bacteriana.
Os nutrientes são essenciais para uma propagação saudável da levedura, possibilitando assim um aumento no volume a ser fermentado durante a produção de etanol. Já a monensina líquida, um poderoso biocida, garante que as bactérias prejudiciais à fermentação não interfiram no desempenho da produção.
Ao longo da safra, a combinação dessas soluções também contribui para que as usinas consigam um diferencial competitivo.
“Durante toda o processo produtivo, é essencial utilizar tecnologias que ajudem a manter a produtividade e a qualidade do etanol, evitando o desperdício e a contaminação por bactérias e leveduras selvagens”, comenta Ricardo Ventura, consultor técnico e especialista da divisão Nalco Water para a indústria de açúcar e álcool.
A segurança dos produtos também é uma preocupação e um diferencial.
“As aplicações dos nutrientes e biocidas dispensam o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), garantindo a segurança dos operadores e a tranquilidade nos negócios das usinas”, complementa Ventura.