Gestão Administrativa

MPT de Alagoas reúne usinas para discutir de recuperação judicial ao eSocial

MPT de Alagoas reúne usinas para discutir de recuperação judicial ao eSocial

Representantes de usinas de cana-de-açúcar de Alagoas deverão participar em 14/09 de audiência pública para discutir o cumprimento da Norma Regulamentadora 31, os processos de recuperação judicial no setor sucroenergético e a obrigatoriedade de utilização do sistema eSocial.

Audiência pública é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas se volta para trabalhadores, empresas do setor, auditores fiscais do Trabalho, advogados trabalhistas e aberto à população. O evento está programado para a partir das 8h no auditório do Sebrae, no Centro de Maceió.

Objetivos da audiência:

1 – Conscientizar os empregadores a adotarem medidas de prevenção à saúde e segurança de trabalhadores do meio rural – previstas na NR 31

2 – Colher informações sobre as dificuldades econômicas de algumas empresas do setor do corte da cana

3 – Fornecer orientações sobre a obrigação das empresas comunicarem informações diversas dos empregados, via ESocial, a exemplo de vínculos, contribuições previdenciárias, comunicações de acidentes de trabalho (CATs) e outros.

Leia também:

Cerradinho apresenta case da implantação da maior termelétrica por biomassa de cana do país

Oportunidade para discussão

Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Rafael Gazzaneo, a audiência é uma importante oportunidade para a discussão de um meio ambiente de trabalho seguro na atividade sucroalcooleira e para evitar situações que levem o trabalhador à situação análoga à escravidão, em um setor considerado como uma das principais fontes de empregos e desenvolvimento do estado.

“A despeito do momento de crise, o setor não pode relaxar ou descuidar na rigorosa observância das normas de engenharia de segurança e medicina no trabalho no campo, notadamente no tocante ao uso dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], fornecimento de água potável, disponibilização de banheiros e realização do transporte do trabalhador em veículos que atendam a normas técnicas”, explicou o procurador.

O Ministério Público do Trabalho promoverá a compilação das intervenções e encaminhamentos na audiência, e a ata com todas as tratativas será publicada em até cinco dias úteis no portal eletrônico do MPT/AL (www.prt19.mpt.mp.br).

Mais informações sobre a audiência: Ascom MPT Alagoas – (82) 2123-7946/7947/9 9335-6192.

Clique aqui e acesse o conteúdo relacionado à audiência.