A moagem de cana-de-açúcar pelas unidades do Mato Grosso do Sul atinge 18,5 milhões de toneladas.
O montante é registrado no primeiro trimestre da safra 2019/20.
Segundo a Biosul, entidade representativa do setor no MS, a quantidade processada é 7% maior à moagem do mesmo período da 18/19.
No primeiro trimestre do ciclo anterior, as unidades tinham alcançado 17,2 milhões de toneladas.
Etanol e Açúcar
A produção de etanol hidratado teve aumento de 10%, com 938 milhões de litros produzidos no período acumulado da safra.
Em contrapartida, etanol anidro registrou queda de 1,4% na produção, com 233 milhões de litros. No total, foram 1,1 bilhão de litros de etanol produzidos pelo Estado [+7,6%].
Já a produção de açúcar teve uma leve recuperação neste primeiro trimestre da safra. Foram produzidas 328 mil toneladas do alimento, quantidade 7,6% maior comparado ao mesmo período da safra anterior.
Apesar da recuperação na produção do açúcar, o mix de produção da safra em Mato Grosso do Sul permanece voltada para etanol, com 85% de destinação da cana.
De acordo com o presidente Associação, Roberto Hollanda Filho, condições climáticas contribuíram para o resultado positivo de produção neste período.
Impactos da geada
Com relação à ocorrência de geada em áreas de cana-de-açúcar no Estado no último final de semana, eventuais impactos devem refletir no resultado dos próximos balanços da safra.
“Já sabemos que o fenômeno climático foi mais extenso que o esperado”, disse o presidente da Biosul.
Por fim, explicou: “neste momento, nossas associadas estão com equipes a campo para levantar informações a avaliar eventuais danos aos canaviais.”