Pesquisa de opinião feita pelo DataSenado, em parceria com a Universidade de Columbia (EUA), apresentada na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) nesta quarta-feira (22), revela: a maioria apoia a manutenção de investimentos em energia hidrelétrica, principal matriz energética do país, mas prefere que o governo priorize fontes de energia renováveis como eólica e solar.
Leia mais: Brasil recua em planos de energia nuclear
“As usinas hidrelétricas contam com apoio da maioria da população, mas, em comparação com outras fontes de energia, elas têm menos apoio”, disse Thiago Cortez Costa, assessor da Secretaria da Transparência do Senado, ao apresentar o estudo.
Leia mais: EUA subsidia pequeno para fazer energia renovável
Leia mais: Parcela de energia renovável na matriz caiu
Usinas nucleares
A população também vê com preocupação novos investimentos em energia nuclear. Embora elas não gerem gases poluentes, 65% discordaram total ou parcialmente do investimento nessa fonte de energia.
As regiões Centro-Oeste e Sul apresentaram maior percentual de discordância, parcial ou total, com, respectivamente, 71% e 69%. Em seguida estão as regiões Sudeste (65%), Norte (63%) e Nordeste (61%).
Do total de participantes, 8% declararam nem concordar, nem discordar sobre o Brasil investir mais nessa fonte de energia e 1% não soube ou não quis responder sobre o tema. As informações são da Agência Senado.