Gestão Administrativa

Maior produtora de açúcar da Ásia acusada de praticar abusos

Maior produtora de açúcar da Ásia acusada de praticar abusos

blood_sugar-21-816x544

O Comissário de direitos humanos da Tailândia emitiu conclusões preliminares condenatórias contra a maior produtora de açúcar da Ásia, em acusação de abusos cometidos em grandes concessões de terras nas província de Oddar Meanchey, de acordo com a imprensa do CambojaPhnom Penh Post”.

A queixa foi apresentada para a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Tailândia por ONGs locais, em nome de 602 moradores dos distritos de Samrong e Chongkal.

As alegações citam abusos de direitos sistemáticas que ocorreram durante a criação de três concessões para a produção industrial de cana-de-açúcar, pela empresa tailandesa Mitr Phol Sugar Corporation em 2008. As concessões também são supostamente ligadas ao senador Ly Yong Phat, embora sua empresa tenha negado participação esta semana.

As concessões resultaram no confisco ilegal de terras da população local, a destruição de suas casas, matando o gado, com incêndios, saques de culturas, espancamentos, ameaças, intimidação e detenção de moradores, o que levou ao seu empobrecimento ao longo de um período de vários anos.

A Mitr Phol não quis se pronunciar  sobre o assunto.