Por mais paradoxal que pareça, gastar pode ser sinônimo de economizar, principalmente se isto for feito com planejamento e otimização dos recursos. A gestão eficaz de compras é, na verdade, uma grande aliada de unidades e grupos sucroenergéticos em períodos de crises e incertezas.
A compra não é mais uma atividade que busca apenas atender as demandas dos processos de produção e gestão de usinas e destilarias. Vai além disso. A escolha de produtos competitivos, a categorização dos fornecedores, a realização de contratos, a gestão do almoxarifado está entre as iniciativas que possibilitam a utilização dos recursos de maneira otimizada.
Uma das medidas para aprimorar o processo de compras é identificar e contatar fornecedores potenciais que desenvolvam produtos com tecnologia inovadora que possam agregar valor – exemplifica Amilton Nunes, coordenador de compras da Usina Agro Serra, de São Raimundo das Mangabeiras, MA. Esses equipamentos ou materiais devem criar condições para a redução de custos – comenta.
Leia matéria completa clicando aqui.