O setor do agronegócio, embora represente apenas 7% das fusões e aquisições no Brasil, evidencia um potencial significativo para expansão.
Empresas como a Serasa Experian têm contribuído ativamente para o aquecimento do mercado de M&A, investindo significativamente em agtechs e na facilitação do acesso ao crédito e gestão de riscos para produtores rurais.
Essas movimentações ressaltam a importância da inovação e da estratégia digital, como o projeto de moeda digital de Banco Central (CBDC), Drex, na otimização de transações agrícolas e na democratização do acesso ao crédito.
LEIA MAIS > RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distribuidoras em 2024
Para 2024, a expectativa é que a safra de M&As no agronegócio seja ainda mais fértil, com uma perspectiva otimista para a consolidação de empresas na busca por maior governança e profissionalização.
Especialistas da indústria, como a gestora de investimentos Kijani, antecipam um ano de transições estratégicas, com foco em aumentar a governança e consolidar setores ainda fragmentados, como o de revenda agrícola e sementeiras. Além disso, as preocupações com ESG (Environmental, Social, and Governance) e a demanda por soluções biológicas são apontadas como forças motrizes para futuras fusões e aquisições, refletindo um alinhamento crescente com padrões internacionais de sustentabilidade.
A presença e o interesse de investidores internacionais no agronegócio brasileiro também são destacados, especialmente em setores como fertilizantes e nutrição animal, indicando uma tendência de aumentar as joint ventures e parcerias estratégicas. A movimentação de players externos no mercado brasileiro, como a aquisição da Spaço Agrícola pela mexicana Fertilizantes Tepeyac, exemplifica o apetite global pelo agronegócio do país e prenuncia um 2024 com mais transações envolvendo investidores internacionais.
LEIA MAIS > DATAGRO Grãos reduz projeção da safra 2023/24 de soja do Brasil para 146,3 mi de t
Soluções da evoinc. para processos de M&A
A evoinc. oferece uma gama de soluções desenhadas para auxiliar as empresas em sua jornada de M&A, desempenhando um papel crucial de apoio antes, durante e após esse processo. Estas soluções são personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente que envolvem movimentos como:
•Consultoria estratégica às empresas durante todo o processo de M&A, desde a avaliação inicial da viabilidade da transação até a integração pós-fusão;
•Due Diligence abrangente e multidisciplinar em todas as áreas relevantes para a transação, incluindo aspectos financeiros, legais, fiscais, operacionais e de conformidade. Isso ajuda as empresas a identificar e mitigar quaisquer riscos ou desafios potenciais associados à transação;
•Auxílio na negociação dos termos e condições da transação, garantindo que os interesses das partes envolvidas sejam adequadamente representados e protegidos. Isso inclui ajudar na estruturação financeira da transação, avaliando diferentes opções de financiamento e elaborando contratos e acordos que atendam às necessidades e objetivos das partes.
•Integração e assessoria contínuas pós-fusão, garantindo eficiência nas operações, sistemas e culturas organizacionais das empresas envolvidas. Ajudando a desenvolver e monitorar planos de integração detalhados, identificar sinergias, oportunidades de otimização e ajustar estratégias conforme necessário para garantir o sucesso a longo prazo da operação
*Por evoinc.