Em menagem aos acionistas, o presidente da São Martinho S/A, Fábio Venturelli, explica os motivos do desempenho da companhia na safra 2014/15. Confira:
Leia mais: Lucro da São Martinho cresce quase dez vezes
“Com a aquisição da totalidade das ações da Santa Cruz S/A – Açúcar e Álcool no exercício social 2015 (safra 14/15), evoluímos consideravelmente em nosso plano estratégico que, implementado a partir de 2010, foca três grandes pilares:
I) aumento do volume de cogeração de energia elétrica;
II) ganhos de escala nas unidades (diluição dos custos fixos de produção);
e III) aquisições de ativos agrícolas e industriais com elevada sinergia na operação.
Os resultados desse plano já podem ser identificados nesse exercício, por meio do:
I) aumento de 20% no volume de cana-de-açúcar processada;
II) acréscimo de 40% no volume de cogeração de energia elétrica;
III) ganhos de escala, evidenciados na redução do custo de produção.
Além da conclusão do plano estratégico, avançamos na monetização dos ativos de terras da Companhia com o anúncio de empreendimentos imobiliários que somam VGV de R$ 400 milhões em parte do nosso portfólio de terras urbanas.
Finalmente, e não menos importante, foi a evolução dos indicadores de lucratividade e geração de caixa do nosso ativo de Goiás – Usina Boa Vista, após concluirmos, no ano anterior, o processo de otimização industrial e agrícola.
Para o próximo exercício, estimamos uma moagem de 19,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar – 97% da capacidade industrial instalada.
A Companhia estará focada na maximização de valor dos ativos existentes, principalmente o grande potencial de sinergia entre a Usina Santa Cruz e a Usina São Martinho.”
Leia mais: São Martinho deve moer 4,6% mais