Gestão Administrativa

CNA apoia Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético

CNA apoia Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético

Criada em 2013, para levar as principais demandas do setor às diversas instâncias do poder público, a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético foi relançada hoje, (dia 7), na nova legislatura, presidida pelo deputado Sérgio Souza (PMDB/PR). A Frente também atua para estimular os debates, especialmente no parlamento, em torno da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Para o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Ênio Fernandes, “a Frente cumpre papel decisivo, junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de incentivar o investimento no setor e promover mais renda para o campo”. Nesse sentido, segundo Fernandes, são altas as expectativas da CNA com relação à atuação da Frente.

O presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, deputado Sérgio Souza, lembrou o protagonismo do Brasil na produção de energia limpa e a participação efetiva de combustíveis renováveis na matriz energética do país, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Segundo Souza, apesar do Brasil estar na vanguarda da produção energética com responsabilidade ambiental, “o setor sucroenergético foi deixado em segundo plano pelo governo nos últimos anos”, o que justifica, em sua visão, o relançamento da Frente Parlamentar.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com 400 unidades industriais e 70 mil produtores independentes de cana-de-açúcar, responsáveis pela geração de mais de 1 milhão de empregos diretos, distribuídos por cerca de 20% dos municípios brasileiros, e por um PIB de mais de US$ 40 bilhões e exportações anuais da ordem de US$ 15 bilhões.

(Fonte:CNA)