A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) começa a divulgar a partir desta segunda-feira (18/07) lista com as comercializadoras que tiveram seus acessos aos sistemas da CCEE bloqueados devido ao não aporte de garantias financeiras. O bloqueio está previsto na Resolução Normativa 678/2015.
As informações estão disponíveis no site da instituição (www.ccee.org.br), na seção O que fazemos > Monitoramento do Mercado e sua atualização ocorre constantemente, sempre que há alteração na lista.
“O objetivo da CCEE foi minimizar o impacto do não aporte das garantias financeiras desses novos comercializadores, bem como alertar o mercado sobre as empresas que estão nessa situação. A lista é um mecanismo de consulta para as companhias interessadas em aderir ao mercado livre, para que elas possam escolher de forma mais segura e transparente seus fornecedores”, afirma Carlos Dornellas, gerente executivo de Monitoramento, Gestão de Penalidades e Informações, em relato à imprensa.
Equilíbrio
A medida faz parte de diversas medidas adotadas pela CCEE para o equilíbrio e o bom funcionamento do mercado. A instituição já publica em seu site a lista de agentes em monitoramento ou em processo de desligamento por descumprimento de obrigações financeiras.