A área nova para canaviais no Estado de São Paulo tem diminuição de 5,6%, informa levantamento da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento.
Conforme o levantamento da Secretaria, a área canavieira paulista conta com 547 mil hectares novos para a safra em andamento, a 2015/16. O montante, conforme o órgão do governo, confirma diminuição de área nova em 5,6%.
Segundo apurado pelo Portal JornalCana, o desinvestimento em áreas novas reflete a crise financeira enfrentada pelo setor sucroenergético desde meados de 2008, e agravada nos últimos três anos.
Conforme o levantamento da Secretaria da Agricultura, a área canavieira em produção no Estado de São Paulo tem estabilidade de mais 0,4%, chegando a 5,6 milhões de hectares.
Já a produção de cana-de-açúcar deve registrar incremento de 2,5% no ciclo 15/16, chegando a 414,6 milhões de toneladas, em alta de 414 mil toneladas. Esse aumento, contudo, resulta do ganho de rendimento agrícola: a Secretaria estima 74,5 toneladas de cana por hectare, previsão ligeiramente superior às previsões anteriores do órgão estadual, feitas em novembro de 2014 e em fevereiro último.
Alerta
A Secretaria alerta: “em termos dos principais Escritórios Regionais (EDRs) produtores os aspectos negativos tanto na questão hídrica como nas relativas às políticas econômicas, que vêm comprometendo as perspectivas para o setor, ainda podem ser detectadas.”