O alcoolduto entre Ribeirão Preto e Uberaba (MG) entrou em fase de pré-operação na última semana atuando com menos da metade da capacidade total. A obra começou em outubro de 2013.
Os 145 quilômetros do sistema de transporte de etanol ainda não estão em operação comercial e vão passar por período de testes.
De acordo com a Logum Logística, empresa responsável pela obra, os quatro tanques com capacidade de 6.000 metros cúbicos cada um estão sendo testados.
O enchimento do duto também está sendo feito e a operação tem previsão de acabar dentro de um mês.
A estrutura, que deve começar a funcionar comercialmente em novembro, está operando com vazão de 320 metros cúbicos por hora.
A capacidade máxima é de 750 metros cúbicos por hora.
O duto terá capacidade para transportar dois milhões de litros de etanol por ano. O trecho novo atravessa 11 municípios entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.
Posteriormente, o canal será conectado com Itumbiara. Esse e os demais trechos do projeto da Logum estão em fase de elaboração.
A expectativa é que o duto chegue a Quirinópolis e Jataí, ambas em Goiás. No fim da obra, a estrutura ligará Paulínia ao Centro-Oeste.
O duto foi construído pela Logum Logística, empresa da qual a Petrobras é acionista junto com grupos como a Camargo Corrêa Construções e Participações, Copersucar, Raízen Energia, Odebrecht Transport Participações e Uniduto Logística.
Fonte: Folha de S. Paulo