“Corremos o sério risco de passarmos pela história como aqueles que fizeram quase desaparecer o maior e mais bem sucedido programa de energia renovável do mundo. Espero que sejamos competentes e eficientes o bastante para superar essa crise”. Foi dessa maneira que Maurílio Biagi Filho, presidente da Agrishow, abriu o evento nesta segunda-feira, 28 de abril, com a presença de políticos e entidades representativas do setor.
Duarte Nogueira, deputado federal, citou o fechamento de 44 usinas nas últimas cinco safras do setor canavieiro. Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que destacou a redução do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços para o etanol no Estado – a alíquota passou de 25% para 12%.
“Temos boas políticas, que levaram a grandes conquistas para o nosso país. Mas temos políticas equivocadas, que levaram à crise do etanol, à crise da Petrobras e à crise do setor elétrico. Trocar energia limpa, verde e renovável por combustível fóssil é uma medida que precisa ser rapidamente corrigida, sob o risco de termos consequências em curtíssimo prazo”, disse Alckmin.
A Agrishow acontece em Ribeirão Preto, SP, até a próxima sexta-feira, 2 de maio.