Gestão Administrativa

Acordo Ambiental São Paulo ganha adesão do consulado e empresas alemãs

Empresas que atuam em cidades paulistas participaram de cerimônia na sede do Governo de SP

(Divulgação)
(Divulgação)

Na Semana do Meio Ambiente (5 a 9 de junho), o Governo de São Paulo reforçou o compromisso com a sustentabilidade e o incentivo para que parceiros possam se juntar às ações estaduais em prol do meio ambiente.

Na última terça-feira (6), o governador Tarcísio de Freitas recebeu representantes do Governo da Alemanha e de empresas alemãs presentes em cidades paulistas para a assinatura de adesão ao Acordo Ambiental São Paulo.

“Estamos muito focados na recuperação das matas ciliares, na recuperação dos nossos rios, e vamos promover o maior reflorestamento da história, quase R$ 1 bilhão investidos nessa atividade. Estamos desenvolvendo produtos para captar recursos para quem quer investir no reflorestamento, na captação de carbono. O Estado de São Paulo está comprometido com a questão ambiental e com a sustentabilidade. Temos visto o esforço das nossas empresas, que estão cada vez mais sustentáveis”, ressaltou Tarcísio.

O governador também ressaltou o potencial do setor sucroenergético na geração de bioenergia no Estado durante o evento.

LEIA MAIS > Aberta consulta pública sobre projetos de hidrogênio de baixo carbono

“Estou confiante no futuro de nosso Estado como referência do ponto de vista ambiental. É o maior produtor de cana-de-açúcar, temos potencial enorme para a produção de biocombustíveis. É o estado que está na vanguarda do etanol. Da lavoura de cana tudo se aproveita, estamos gerando biogás, fertilizantes. Ou seja, uma lavoura cada vez mais limpa”, ressaltou o governador.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e o ministro do Trabalho da Alemanha, Hubertus Heil, participaram da cerimônia. Com a assinatura do acordo, o Consulado da Alemanha em São Paulo se tornou Observador Internacional e as empresas firmaram compromisso para a realização de ações mais sustentáveis.

A intermediação para que as empresas alemãs aderissem ao acordo foi apoiada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo.

O Acordo Ambiental São Paulo incentiva a adesão voluntária de empresas, associações e órgãos públicos para assumirem compromissos visando a redução de emissão de gases de efeito estufa e a recuperação do meio ambiente.

LEIA MAIS > CCJ aprova projeto que reconhece a validade do aval em cédulas de crédito rural

A Alemanha e o estado de São Paulo são parceiros de longa data, e a adesão ao Acordo Ambiental reforça os laços e o compromisso alemão e paulista com o desenvolvimento sustentável.

“Empresas brasileiras e alemãs têm a oportunidade de serem pioneiras na transição verde no mundo. Vamos trabalhar juntos em prol de um futuro seguro para as pessoas dos nossos países”, destacou a ministra das Relações Exteriores da Alemanha.

As empresas alemãs que assinaram o Acordo Ambiental São Paulo são: ACE Schmersal Eletroeletrônica Ind.; BASF S.A.; Robert Bosch Limitada; Continental Brasil Indústria Automotiva Ltda; Continental Automotive do Brasil Ltda; Evonik Brasil Ltda; Grupo Voith; HTB Engenharia e Construção S.A.; Lanxess Indústria de Produtos Químicos e Plásticos Ltda; Leschaco Agente de Transportes e Comércio Internacional Ltda; Maersk Logistics & Services Brasil Ltda; Mercedes-Benz do Brasil Ltda; Mitsidi Serviços e Projetos Ltda; Siemens Healthcare Diagnósticos Ltda; Siemens Energy; Siemens Brasil; Thyssenkrupp Uhde Brasil.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), que esteve representada pela coordenadora de Sustentabilidade, Renata Camargo, é signatária do Acordo Ambiental de São Paulo desde 2019.

(Fotos: Divulgação)