A Usina Açucareira S. Manoel S/A divulgou os resultados referentes ao exercício social encerrado em 31 de março de 2025 e consolidou um dos melhores desempenhos de sua história recente. Com avanços em praticamente todos os indicadores, a companhia registrou crescimento tanto no campo operacional quanto no financeiro.
Histórico de moagem em alta
Na safra 2024/2025, a São Manoel processou 3,92 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O resultado que representa um aumento de 1% em relação à safra anterior (3,86 milhões de toneladas). A moagem garantiu uma produção consistente de açúcar, etanol e levedura, consolidando a eficiência operacional da companhia.
Lucro líquido mais que dobrado
O grande destaque do relatório foi o lucro líquido, que alcançou R$ 216,8 milhões – um salto de 127% em comparação aos R$ 95,3 milhões do exercício anterior. Segundo a empresa, o desempenho foi impulsionado por uma estratégia comercial eficiente e por um rígido controle de despesas.
Perspectivas para a safra 2025/26
Apesar do cenário positivo, a safra 2025/2026 traz preocupações para todo o setor bioenergético. A expectativa é de menor moagem e produtividade devido às condições climáticas adversas – clima seco, temperaturas elevadas e incêndios ocorridos em 2024.
Ainda assim, a Usina Açucareira S. Manoel S/A reforça que o foco continuará sendo no mix açucareiro e em investimentos em inovação, tecnologia e sustentabilidade. A empresa vem intensificando práticas de manejo que assegurem maior longevidade dos canaviais e eficiência produtiva, além de buscar soluções para otimizar custos e o uso da mão de obra, um dos grandes desafios da atualidade.