Administração

Colaboradores do plantio da Delta Sucroenergia participam do “Circuito do Conhecimento”

Mais de 230 colaboradores da Delta Sucroenergia participaram do Workshop

Colaboradores do plantio da Delta Sucroenergia participam do “Circuito do Conhecimento”
Divulgação

Com o tema É tempo de plantar, a Delta Sucroenergia realizou entre os dias 23 e 24 de janeiro o “Circuito do Conhecimento: Workshop Plantio”.

O evento teve a participação de 236 colaboradores da Delta Sucroenergia, entre coordenação, líderes e operadores.

O primeiro dia foi realizado no Centro de Lazer da Unidade Delta, já o segundo, no Centro Tecnológico, em Conceição das Alagoas. Este foi o primeiro circuito da safra 2025/2026.

A abertura contou com as boas-vindas do gerente agrícola corporativo, Paulo Arnaldo Gallo e os gerentes agrícolas das unidades, Adriano Aparecido de Souza Honorato e Alysson Sfordi Conde.

Houve palestras sobre segurança e percepção de risco com os colaboradores do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho).

Os advogados do setor jurídico do grupo, Diego Junqueira Mattar e Osmar Moreira da Silva Filho, falaram aos colaboradores sobre o código de ética que a Delta possui para guiar e orientar cada um no seu ambiente de trabalho.

Em seguida, começaram as palestras para garantir a excelência na qualidade do plantio e assim alcançar as metas e projetos determinados.

As metas estabelecidas para a safra foram passadas pelo coordenador do CIA (Centro de Inteligência Agrícola), Lennon Cesar Soares da Silva. Os projetos desenvolvidos para a safra foram explicados pelo analista de Topografia, Rodolfo Rocha Costa e Santos.

Os coordenadores do CTT (Corte, Transbordo e Transporte), Carlos Silvio Soares Pereira e Waldir Alves Arantes Filho, deixaram claro aos colaboradores todos os procedimentos de plantio e de colheita de mudas. Por fim, o coordenador de Qualidade Agrícola, José Douglas de Lima Alves, explicou sobre os indicadores de qualidade no plantio e na colheita.

Delta: workshop destaca oportunidades no plantio mecanizado

Para agregar valor ao aprendizado, o workshop contou com a presença do consultor especialista em mecanização agrícola, Paulo Casagrandi, que falou sobre as oportunidades no plantio mecanizado e na colheita de mudas.

Ele explicou e demonstrou sobre a eficiência no plantio operacional para uma melhor performance da cana e sobre a colheita de mudas desde o tamanho do tolete ideal para corte.

No circuito ainda houve as apresentações técnicas e individualizadas, onde os colaboradores vão aos estandes para adquirir ainda mais conhecimento sobre suas funções.

Dentre os estandes haviam os seguintes temas:

  • Automação do processo, que foi passado pela empresa OMD – Agricultura de Precisão e pelo coordenador de Tecnologia Agrícola, Leonardo Santiago de Souza;
  • Eficiência no plantio operacional e performance, com o consultor Paulo Casagrandi;
  • Insumos, inseticida e adubos foram explicados pelo especialista do setor de Desenvolvimento Agronômico, Luis Eduardo Siqueira de Freitas;
  • O paralelismo no plantio foi mostrado pelo analista do setor de Topografia, Rodolfo Rocha Costa e Santos;
  • A análise da colheita de muda, foi apresentada pelos instrutores do setor de Treinamento e Desenvolvimento;
  • O sincronismo das facas nas colhedoras e a forma técnica de avaliar, foi demonstrado pelos coordenadores da Manutenção Automotiva: Adeildo Manoel do Nascimento e Rafael Pereira Balbino;
  • As pragas e disseminação delas foi explicado por Derzídio Junior Silva Pereira, coordenador dos Viveiros;
  • A Maqnelson e a Tracan estiveram presentes para explicar sobre os equipamentos e máquinas utilizadas no plantio.

Jogo de perguntas

Ao final de cada dia, o setor de Treinamento e Desenvolvimento conduziu um jogo de perguntas e respostas sobre os temas apresentados durante o dia, onde os participantes puderam testar o que aprenderam e concorrer a brindes especiais.