Bonsucro

Bonsucro Inspire Awards divulga venceres da edição 2024

Evento foi realizado entre os dias 20 e 23 de maio, na cidade de Cuernavaca, no México

Bonsucro Inspire Awards divulga venceres da edição 2024

Os vencedores do Bonsucro Inspire Awards deste ano foram anunciados na Bonsucro Global Week, realizada entre os dias 20 e 23 de maio, na cidade de Cuernavaca, no México. Os projetos vencedores abordam desafios críticos de sustentabilidade nos direitos humanos, no meio ambiente e na cadeia de valor da cana-de-açúcar. 

Na ocasião, também foi celebrado o compromisso dos membros da entidade com a melhoria contínua, sendo concedido um prêmio especial pelo conjunto da obra por serviços prestados à sustentabilidade na cana-de-açúcar. 

Melhor iniciativa de sustentabilidade da cadeia de valor

Este prémio reconhece o trabalho dos nossos membros para garantir a resiliência e a sustentabilidade das suas cadeias de abastecimento. 

O projeto vencedor foi:

Empréstimo Rural Verde – Socicana, em parceria com Sicoob Coopecredi, Brasil

O Empréstimo Rural Verde é uma nova linha de financiamento exclusiva para agricultores que comprovaram suas credenciais de sustentabilidade por meio da certificação Bonsucro ou da participação no TopCana (programa de desenvolvimento sustentável da Socicana). Concede descontos nas taxas de juros sobre empréstimos de acordo com a sustentabilidade das práticas de produção do agricultor, permitindo que os agricultores economizem até 20% no custo de um empréstimo em um ano. 

Mais de 120 produtores de cana-de-açúcar já têm acesso ao programa e mais de 1,33 milhões de dólares já foram concedidos até à data.

Melhor iniciativa de sustentabilidade social

Com questões como igualdade de género, diversidade e condições de trabalho seguras predominantes na cadeia de abastecimento da cana-de-açúcar, este prémio reconhece uma forte iniciativa em prol dos direitos humanos.

O projeto vencedor é:

Colheita mecanizada: Sugar Woman’s – Ingenio La Union, Guatemala

Sugar Woman’s é um programa que gera oportunidades de emprego na agricultura para mulheres guatemaltecas. O Ingenio La Union ajuda as mulheres a desenvolver as competências necessárias para construir a sua carreira, desde a indução corporativa à formação técnica e competências transferíveis e avaliação técnica. 

O projeto envolveu a criação de escolas para ajudar as mulheres a adquirirem os conhecimentos necessários, e aquelas que completam o programa recebem um diploma do Instituto Técnico de Formação e Produtividade, que tem peso e reconhecimento significativos na Guatemala. 

Atualmente, o programa levou a que 85 mulheres trabalhassem em dois grupos de colheita – e 21% da cana-de-açúcar colhida no Ingenio La Union é agora colhida por mulheres.

Melhor iniciativa de sustentabilidade ambiental

Melhorar o impacto ambiental da cana-de-açúcar é fundamental para acelerar a sustentabilidade do setor. Muitos de nossos membros vão além para tornar suas operações mais sustentáveis ​​do ponto de vista ambiental por meio de uma variedade de projetos. 

A iniciativa vencedora é:

Manejo regenerativo e sustentável de cana-de-açúcar com alto rendimento agrícola – BP Bunge Bioenergia, Brasil

Este projeto visa eliminar o uso de fertilizantes químicos em 11 unidades produtivas da BP Bunge Bioenergia, reduzindo assim os custos de produção e melhorando o impacto ambiental da cana-de-açúcar. Centra-se em dois métodos principais: a fertilização organomineral, derivada de resíduos industriais reciclados, como vinhaça e cinzas, e a substituição de fertilizantes nitrogenados e fosfatados por bactérias específicas. 

Esta estratégia, aliada a outras iniciativas, contribuiu para uma redução de 34% nas emissões de âmbito 1 durante a última colheita.

Estas três categorias foram julgadas pelos nossos painéis independentes de especialistas nas áreas de sustentabilidade social, cadeia de valor e ambiental. Gostaríamos de agradecê-los por seu tempo, esforço e insights durante todo o processo.

Robert Quirk, à direita, recebendo seu prêmio das mãos do Sr. Kiran Wadhwana, à esquerda, o Presidente do Conselho de Administração da Bonsucro

BP Bunge Bioenergia, Brasil, ganha o Prêmio Bonsucro Inspire de ‘melhor iniciativa de sustentabilidade’

Contribuição vitalícia 

Este ano parabenizaram Robert Quirk, um agricultor independente da Austrália, pela sua contribuição vitalícia para a sustentabilidade da cana-de-açúcar e pela sua longa parceria com a Bonsucro.

Robert cultiva cana-de-açúcar em Nova Gales do Sul desde que deixou a escola em 1959. Membro fundador da Bonsucro, Robert foi o primeiro Presidente do Conselho de Administração da Bonsucro e passou sete anos no Conselho até se aposentar em 2016. Ele recebeu o prêmio vitalício adesão à Bonsucro em 2009 e ao Prêmio Bonsucro de Sustentabilidade em 2012. 

Robert tem sido embaixador da Bonsucro e da sustentabilidade na cana-de-açúcar em conferências e em visitas a produtores de cana-de-açúcar em todo o mundo. Sua pesquisa prática e artigos revisados ​​por pares o levaram a palestrar em conferências em 30 países, sobre uma ampla gama de tópicos, como o cultivo sustentável da cana-de-açúcar e a construção de carbono no solo. 

Robert também participou de vários comitês nacionais e internacionais de cana-de-açúcar e foi consultor das indústrias de cana-de-açúcar na Indonésia, República Dominicana, Fiji e Nicarágua. 

Prêmios de melhoria contínua

“A melhoria contínua é um componente chave do nosso plano estratégico. Reconhecemos que a sustentabilidade é uma jornada e que tornar-se mais sustentável será diferente em diferentes contextos. Todos os anos, para dar uma ideia do progresso dos nossos membros, pedimos-lhes que enviem o seu Relatório de Melhoria Contínua”, informa a Bonsucro.

Abrange os seus compromissos, progressos e planos sobre produção, processamento e abastecimento sustentáveis ​​de cana-de-açúcar. 

O prêmio de Melhoria Contínua vai para as organizações produtoras e compradoras cujos relatórios obtiveram a pontuação mais alta pela qualidade das respostas e evidências apresentadas. Os vencedores foram:

Produtor: São Martinho S/A, Brasil

Comprador : PepsiCo, Estados Unidos da América

Este ano, também foi celebrado a organização que apresentou mais evidências de melhoria no seu relatório em relação ao ano anterior. O vencedor do prêmio de “relatório mais melhorado” é:

Omnicane, Ilhas Maurício

Banner Revistas Mobile