Administração

Alesp ganha Frente Parlamentar para impulsionar transição energética em SP

Iniciativa da Frente Parlamentar é do deputado Edson Giriboni, que já foi Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo

A Frente foi lançada por iniciativa do deputado Edson  Giriboni (ao centro) (Imagem: Divulgação)
A Frente foi lançada por iniciativa do deputado Edson Giriboni (ao centro) (Imagem: Divulgação)

Foi lançada nesta terça-feira, 15 de abril, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Frente Parlamentar em Prol da Transição Energética no Estado.

A iniciativa, coordenada pelo deputado Edson Giriboni, busca fomentar políticas públicas voltadas à energia de baixo carbono, com destaque para fontes renováveis como solar, eólica, hidrelétrica, biogás, etanol, biodiesel, SAF e hidrogênio verde.

Durante o evento, Giriboni destacou que São Paulo já lidera em diversos indicadores de energia limpa — com 59% da matriz energética baseada em fontes renováveis, frente aos 48% do Brasil e apenas 14% do mundo.

Segundo ele, o Estado tem potencial para dobrar seu consumo energético apenas com a produção técnica estimada de biogás.

“Não se trata apenas de transição, mas de adição energética com segurança e inovação”, afirmou o parlamentar, ao citar os 21 projetos já em curso no Estado e os investimentos previstos de R$ 17 bilhões no setor, com geração estimada de mais de 4.500 empregos.

O evento contou com a participação de especialistas como Jorge Arbache (ex-vice-presidente da CAF) e da presença de Tharcizio Calderaro (CEO Power China), Daniel Furlan Amaral (Abiove), Liane Rossi (USP), além do Diretor da Abag (Associacao Brasileira do Agronegócio) – Frederico Favacho e do Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Jeferson Cheriegate.

Frente Parlamentar atuará como espaço permanente

A Frente atuará como espaço permanente de diálogo com sociedade civil, setor produtivo, academia e centros de pesquisa, promovendo parcerias estratégicas e políticas públicas alinhadas à agenda da descarbonização e da inovação tecnológica.

“O momento de agir é agora”, concluiu Giriboni. “São Paulo tem todas as condições de ser protagonista na construção de um sistema energético limpo, eficiente e acessível para todos.”