JornalCana

ADM estréia na produção de álcool no Brasil

A gigante americana de etanol e grãos Archer Daniels Midland (ADM) deve anunciar no dia 20 de agosto sua estréia na produção de álcool no Brasil. O Valor apurou que a companhia será sócia de uma usina em Jataí (GO) e terá uma participação em outra unidade no mesmo Estado.

O anúncio deverá ser feito pela CEO da companhia, Patricia Woertz, que chega ao país no dia 19 e volta para os EUA três dias depois. A sociedade deverá ser formalizada durante a passagem da executiva pelo Brasil. A gigante assinou um pré-acordo de sociedade com o Grupo Cabrera, comandado pelo ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera. Patricia não pretende falar com a imprensa durante sua visita. E aproveitando sua estadia no Brasil, visitará a Amazônia.

Cabrera tem dois empreendimentos sucroalcooleiros no Estado de Goiás. Uma das usinas está sendo erguida em Jataí, no sudoeste goiano, e a outra unidade – que ainda não saiu do papel – deverá ser construída em Itarumã. Os investimentos totais em cada usina estão estimados em R$ 400 milhões pelo mercado.

Os dois projetos de usina de álcool prevêem moagem de 3 milhões a 4 milhões de toneladas cada uma. A primeira unidade deverá entrar em operação em 2010. O Valor apurou que a ADM deverá ser acionista majoritária da unidade de Jataí e terá participação minoritária na unidade de Itarumã.

Com 82 mil habitantes, a cidade de Jataí tem quatro projetos para construção de usinas de etanol. Um deles, em fase mais adiantada, está sendo coordenado pelo grupo Cosan e entra em operação em 2009. O outro está sendo tocado pelo grupo Cabrera, e começa a operar em 2010.

André Rocha, presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Goiás, confirmou o investimento da ADM no Estado. Goiás tem uma produção estimada de 33 milhões de toneladas de cana na safra 2008/09. Mas nem todo esse volume será processado pelas 19 usinas no Estado este ano por causa do clima. “Vários grupos voltaram-se para o Estado de Goiás porque há terras disponíveis.”

Fundada em 1902 e com sede em Decatur, Illinois, a ADM é uma das maiores indústrias agrícolas do mundo, com faturamento líquido de US$ 44 bilhões em 2007. Gigante em grãos, a ADM também é a maior produtora de etanol de milho dos EUA.

No Brasil, a ADM está entre as principais processadoras de soja. O interesse do grupo em produzir álcool no Brasil é antigo, mas o projeto não saía do papel porque a empresa não encontrava um forte parceiro agrícola. Nos últimos meses, a CEO da companhia esteve várias no país, visitando possíveis áreas para o grupo fazer investimentos. Procurada pelo Valor, a ADM informou, por meio de sua assessoria, que o grupo mantém “constante interesse no mercado brasileiro e no setor de açúcar e álcool. No entanto, ressalta que não há qualquer acordo firmado, no momento”.

Já o grupo Cabrera foi fundado em 1895 pelo avô do ex-ministro. Com tradição em pecuária leiteira e soja, a família Cabrera decidiu investir em usina em 2006. Além dos investimentos em Goiás, os Cabrera também estão fazendo aportes em uma usina sucroalcooleira no Triângulo Mineiro, em Limeira do Oeste. Procurado, Cabrera confirma os projetos de Goiás. Em relação ao seu futuro sócio, o ex-ministro não confirma, mas não desmente a parceria com o grupo americano

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram