JornalCana

Adição no Japão abre portas ao álcool brasileiro

Em março deste ano, o governo do Japão autorizou a mistura, de forma voluntária, de 3% de biocombustível à gasolina. Para o Brasil, a palavra biocombustível é automaticamente traduzida por álcool combustível – pelo menos enquanto o biodiesel não conquista seu espaço definitivo.

A decisão do governo japonês pode representar consumo de 10 bilhões de litros de biodiesel e, destes números, pelo menos 70% podem ser embarcados no Brasil. O Japão importa 140 milhões de litros de álcool do Brasil.

Em visita ao Brasil em julho, o JBIC – Banco de Cooperação Internacional do Japão, anunciou que pretende liberar US$ 600 milhões para o projeto de levar álcool brasileiro ao Japão. Deste valor, US$ 300 milhões serão destinados à área agrícola e instalação de agroindústrias e a outra metade será direcionada a investimentos em logística, informou o diretor Koichi Yajima, antes de viajar com sua equipe para a região de Ribeirão preto, a fim de conhecer melhor o setor. A contrapartida será feita pelo BNDES, informou o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Nova missão japonesa chega ao banco em 60 dias. O ministro Roberto Rodrigues entende que para atender a essas demandas externas por álcool brasileiro, o Brasil precisaria aumentar em pelo menos 2 milhões de hectares a área plantada com cana-de-açúcar.

Esta e outras matérias relacionadas as perspectivas do mercado alcooleiro podem ser encontradas na edição de julho do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram