JornalCana

Adecoagro recebe autorização para comercializar certificados Gas-REC

A primeira a operar com CBIOs na bolsa de valores B3, também é a primeira a comercializar o Gas-REC

Foto: Divulgação

A Adecoagro, empresa de alimentos e produção de energia renovável, se tornou a primeira no Brasil autorizada pelo Instituto Totum a comercializar certificados Gas-REC.

Agora a companhia está habilitada a vender certificados para qualquer indústria que queira descarbonizar sua produção e os consumidores de gás poderão atestar o consumo de gás natural “renovável”, ou seja, do biogás.

A unidade de biogás da companhia, que pode emitir os Certificados de Gás Natural Renovável, fica na usina Ivinhema, no Mato Grosso do Sul. A lógica é semelhante à dos I-RECs, que asseguram que cada megawatt-hora gerado é proveniente de uma fonte renovável de energia. No caso do gás, o certificado garante o rastreamento de biogás gerado e distribuído em usinas pelo país, chegando até o ponto de consumo.

LEIA MAIS > Produção deve se recuperar em 2022, mas preço do etanol pode se sustentar

Renato Junqueira Santos Pereira, vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia, da empresa ressalta que: “Estruturamos nossas ações para o desenvolvimento de alternativas que promovam a preservação dos ecossistemas, o bom relacionamento com as comunidades e a promoção da economia nacional. Nos orgulhamos de termos realizado a primeira transação de Créditos de Descarbonização, os CBIOs na bolsa de valores B3 e, agora, de sermos a primeira empresa a conquistar a autorização para realizar a comercialização de certificados de GAS-REC. Muito além da expansão de nosso negócio, este é um legado para as futuras gerações”, afirmou.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram