JornalCana

Açúcar volta a ganhar peso

O açúcar liderou entre as commodities na última semana, com ganhos de 5,5%. Suco de laranja e algodão também subiram, apresentando pouco mais de 1,3%. Os grãos caíram 3%, o café amargou queda de 3,5% e, em último lugar, o cacau derreteu mais de 5%.

De acordo com estudos da Archer Consulting – empresa especializada em gestão de risco para commodities agrícolas –, o preço médio da produção da safra 2012/2013 do Centro-Sul é de R$ 35,8405 por saca posto usina.

“Os custos de produção explodiram nos últimos quatro, cinco anos. Na safra 2008/2009, o preço médio de produção foi de R$ 21,2285 por saca, ou seja, o custo em real tem subido à velocidade de quase 14% ao ano. Se aplicarmos um custo financeiro de 1% ao mês, em média, veríamos que nas últimas quatro safras o setor obteve prejuízo em 2008/2009 e ganhou, em média, 15% nas três safras seguintes. Agora, se assumirmos que uma usina tenha exatamente o mix da safra corrente, deverá amargar prejuízo de 6% na safra 2012/2013”, avalia Arnaldo Luiz Corrêa, gestor de riscos e diretor da Archer Consulting.

O mesmo estudo mostra que o etanol hidratado é o produto que tem correlação com maior aderência ao mix de produção, enquanto o açúcar no mercado interno tem menor correlação com menor aderência ao mix.

Agrolink com informações de assessoria

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram