JornalCana

Açúcar: trading britânica Czarnikow prevê alta do consumo na Índia

O consumo de açúcar na Índia deve aumentar por causa do crescimento populacional e da economia forte, afirmou nesta segunda-feira a trading britânica Czarnikow. “Ainda que o recente crescimento da demanda indiana não tenha sido tão alto quanto vimos no passado, a combinação do aumento populacional e da firmeza da economia significa que estamos otimistas em relação ao futuro do consumo de açúcar no país”, disse Toby Cohen, diretor da Czarnikow.

A desaceleração do ritmo de expansão do consumo indiano é resultado da volatilidade maior dos preços e das medidas governamentais que restringem os estoques, segundo a trading. A demanda por açúcar entre os consumidores de baixa renda será estimulada pelo aumento do poder aquisitivo, segundo a Czarnikow, com a classe média comprando mais itens alimentícios não considerados essenciais.

De acordo com a trading, o consumo per capita de açúcar na Índia está em torno de 20 a 22 quilos, abaixo da média global de 24 quilos. Na última década, a demanda interna cresceu a uma taxa anual de 3,5%. “A tendência de um consumo maior de açúcar consolidou a posição da Índia como consumidor mais importante do mundo”, informou Peter de Klerk, analista da Czarnikow.

O açúcar faz parte da dieta indiana. Com uma população de 1,2 bilhão de pessoas, o país é o maior consumidor da commodity no mundo, com uma demanda um terço maior que a da Europa e mais de 60% superior à da China.

Os preços locais do açúcar chegaram a atingir uma máxima de 44 rupias por quilo em janeiro de 2010, mas desde então se estabilizaram em torno de 30 rupias por quilo (51,95 rupias = US$ 1). “Com as cotações se estabilizando, há potencial de maior acessibilidade no próximo ano, o que pode acelerar a alta do consumo”, observou a trading britânica As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram