JornalCana

Açúcar: Semana tem novo recorde nos preços domésticos e alta em NY

O Indicador Cepea para o açúcar cristal no Estado de São Paulo, comercializado no mercado spot, apresentou mais uma semana de alta.

A semana dos dias 14 a 18 de dezembro seguiram a tendência de alta das últimas semanas. Após 19 altas consecutivas do indicador, a saca de 50 quilos no mercado paulista apresentou uma leve queda de 0,06% na quinta-feira, dia 17, ofuscada pela recuperação de 0,44% no dia seguinte.

Desde o dia 15 de dezembro, o indicador atinge médias superiores a R$ 81 a saca. Nesta última sexta-feira, dia 18,  este fechou em R$ 81,69 a saca, novo recorde histórico para indicador.

Para os pesquisadores do Cepea, esta alta está ligada a manutenção dos preços pelas usinas de cana-de-açúcar, que mesmo em cenário com menores negociações, estas mantém firmes os preços para o produto.

A variação semanal do indicador ficou em 1,2%.

Acompanhe a evolução do indicador ao longo da semana:

AcucarCepeaSem5

Contratos Futuros

Os contratos de açúcar negociados na Bolsa de Nova York experimentaram nesta última semana sustentação em seus valores.

A valorização média dos contratos ficou em 3,8%. Os papéis para março de 2016 fecharam a semana 4,1% maiores, com valor de 15 centavos de dólar por libra peso.

Com valorização semanal de 4%, os contratos com vencimento para maio de 2016 fecharam em 14,71 centavos de dólar por libra peso.

Entenda a alta em Nova York

Os contratos de açúcar foram impulsionados pelos movimentos de queda do petróleo e valorização do dólar.

Somado a este cenário mercadológico, houve nova projeção de déficit global de açúcar, estimado pela consultoria Kingsman. Segundo a consultoria, o déficit saltará das 3,31 milhões de toneladas inicialmente projetadas, para 5,26 milhões de toneladas na safra 2015/16. Aumento de 58,9% nesta projeção.
AcucarNYSem5

Exclusivo para assinantes

Açúcar em NY: Acompanhe as variações dos contratos em Nova York em tempo real.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram