Mercado

Açúcar: Rússia pode revisar tarifa de importação após alta de 44%

O ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, German Gref, afirmou que o país pode alterar seu sistema de cálculo da tarifa de importação do açúcar, após os preços terem subido 44% em janeiro e fevereiro, repercutindo a alta nem um pouco doce do produto no mercado global. A informação foi dada durante encontro de gabinete, convocado pelo primeiro-ministro, Mikhail Fradkov, para estudar medidas para conter a atípica aceleração da inflação nos dois primeiros meses do ano.

Gref disse que seria relativamente difícil mudar o atual sistema de cálculo das importações de açúcar, mas alertou que se os preços continuarem subindo após os primeiros três ou quatro meses do ano, medidas extraordinárias podem ser tomadas.

Além da alta dos preços, rumores sobre escassez do produto circularam em fevereiro no país, desencadeando uma corrida de compras por parte da população. A tarifa de importação do açúcar na Rússia está relacionada aos preços dos futuros do produto na New York Board of Trade. O preço é calculado com base em uma média de todos os negócios em Nova Yor durante os três meses anteriores e a tarifa de importação estabelecida sobre esses preços é aplicada no mês subseqüente. As informações são da Dow Jones.

Banner Revistas Mobile