fbpx

Açúcar produzido em MS chega ao mercado estadual

Uma nova marca de açúcar está entrando no mercado mato-grossense vindo do Estado vizinho de Mato Grosso do Sul. É a Sonora, da usina que leva o mesmo nome. Por enquanto, 20 mil fardos de 30 quilos estão sendo enviados mensalmente para atender Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Cáceres e Rosário Oeste. Mas a intenção da indústria é expandir a atuação para todo o Estado. Por enquanto, não há previsão de instalação de usina em território mato-grossense, a produção vem da usina Sonora, que fica a 135 quilômetros de Rondonópolis, na fronteira entre os dois estados.

Esses 20 mil fardos significam um terço dos 60 mil fardos produzidos pela usina por mês na safra passada. Nesta safra que se inicia, a previsão é que a produção cresça para 118 mil fardos por mês. Sendo assim, o gerente comercial do açúcar Sonora em Mato Grosso, Michel Ricardo de Oliveira, destaca que também será proporcionalmente maior a quantidade do produto que entra no Estado.

Oliveira frisa que o açúcar Sonora existe há 10 anos em Mato Grosso do Sul e a usina está instalada há 34 anos. A vinda para Mato Grosso se deu, segundo ele, porque o Estado é um pólo bom e tem espaço para crescimento. “É um Estado muito rico, de muitas oportunidades”.

O gerente comercial destaca ainda que o açúcar Sonora teve boa aceitação no mercado local. Hoje, é possível encontrar o produto nos principais supermercados da cidade. Oliveira conta ainda que, para entrar em Mato Grosso, foi feita uma mudança na embalagem do produto, deixando-a mais moderna e com visual mais atrativo. “Nosso açúcar tem preço de varejo no mesmo patamar das outras marcas. A aceitação foi boa e não precisamos ofertar um valor abaixo do mercado para conseguir a inserção”.

O açúcar Sonora conseguiu se inserir em um mercado que tem a sétima maior produção desse item no país, conforme os dados do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool-MT). O açúcar produzido aqui, além de abastecer o mercado local, é exportado para São Paulo, Paraná, Goiás, Rondônia, Acre, Amazonas e Pará, além de Ásia, África e Europa.

Da safra 2003/04 até a 06/07, a produção de açúcar só vinha caindo. A partir da safra 07/08 começou a subir novamente. A previsão para o atual plantio é produzir 566,029 mil toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X