JornalCana

Açúcar: preços na Indonésia devem baixar com alta das importações

Os preços do açúcar na Indonésia devem baixar nas próximas semanas, depois do governo fixar a cota de importação de açúcar demerara em 240 mil toneladas na semana passada, informou o secretário interino da Associação Indonésia de Açúcar, Colo Sewoko, nesta terça-feira. A cota do ano passado foi de cerca de 220 mil toneladas.

A empresa estatal PT Perusahaan Perdagangan Indonesia Persero obteve autorização para importar todo o volume em abril. Não houve contratação de embarques até agora, mas a companhia deve cumprir as exigências de maiores produtores como Brasil, Tailândia, Austrália e Índia, por meio de propostas ou ofertas diretas, disse um executivo.

No entanto, os preços no maior consumidor de açúcar do sudeste asiático ainda podem continuar altos – acima de 9 mil rupias da Indonésia o quilo (US$ 1 = 9,17 mil rupias da Indonésia) – devido aos estoques baixos e à demanda forte, disse Colo Sewoko. Os preços chegam a 12 mil rupias/kg em algumas províncias.

Os estoques em usinas locais totalizavam 300 mil toneladas no início de março. O consumo local é de cerca de 220 mil toneladas por mês, acrescentou o secretário. Algumas usinas em Sumatra e Lampung começam a moer neste mês, mas o pico costuma ser perto de maio, limitando a disponibilidade do produto até então.

O preço mínimo de referência pago por usinas a agricultores deve ser mais alto neste ano, o que também vai sustentar os preços no varejo, disse Colo Sewoko. O Conselho Indonésio do Açúcar recentemente propôs que o governo aumente seu preço de 7 mil rupias da Indonésia o quilo no ano passado para 8,75 mil rupias da Indonésia o quilo, acrescentou. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram