JornalCana

Açúcar poderá continuar a se valorizar

Assim como era previsto no início de 2004, o mercado internacional de açúcar vem obtendo uma grandiosa recuperação ao longo do ano. A principal questão a ser resolvida é se o bom desempenho nos preços da commoditie continuará na mesma trajetória de alta até o fim do ano.

Com a diminuição do subsídio para o açúcar da União Européia, o Brasil poderá estar ganhando outros mercados internacionais.

Da atual produção da UE de açúcar, 20 milhões de toneladas anualmente, 17,4 milhões de toneladas são vinculadas a elevados subsídios. A reforma proposta pela UE reduzirá o atual subsídio para 14,4 milhões de toneladas, sendo que das 3 milhões de toneladas cortadas, somente 2 milhões são para a exportação.

Conseqüentemente, isso pode significar um aumento da competitividade do açúcar brasileiro no mercado internacional com o produto não subsidiado da União Européia.

Além do possível aumento da demanda internacional pelo açúcar brasileiro, o preço da commoditie poderá também sofrer aumentos durante o segundo semestre de 2004 decorrentes dos problemas da atual safra de cana-de-açúcar causados pelo clima ocorrido durante o ano. Outro fator que poderá contribuir para uma possível sustentação do preço do açúcar é o bom desempenho dos preços do álcool anidro e hidratado. O crescimento da demanda interna e externa pelo álcool brasileiro tem estimulado as usinas a aumentarem sua produção, tomando, assim, o espaço do açúcar.

As recentes baixas dos contratos futuros de açúcar na New York Board of Trade (NYBOT) foram causadas essencialmente por ajustes técnicos e pelo repentino desinteresse de compras de alguns países importadores. Fundos de investimentos interpretaram o momento como propício para a realização dos lucros obtidos nas últimas semanas. Com base no atual comportamento técnico do mercado, há ainda espaço para mais quedas nos próximos dias, porém as demandas nacional e internacional unidas ao fato da má safra de cana-de-açúcar no Brasil poderá criar um suporte na NYBOT não abaixo de U$ 7 cent./libra, conseqüentemente repassando a mesma tendência de aumento no mercado nacional à vista.

Apesar das recentes baixas, a perspectiva para médio e longo prazos são boas, o que poderá criar uma força de sustentação fundamentalista indicando um cenário de alta até o fim de 2004 tanto para o álcool como para o açúcar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram