JornalCana

Açúcar pode ser matéria-prima para roupas no futuro

Cientistas do IBN- Instituto A STAR de Bioengenharia e Nanotecnologia, em Singapura, no sudeste asiático, desenvolveram uma maneira de usar os açúcares de plantas para fazer nylon, sendo que, no futuro, eles acreditam que a roupa pode ser feita a partir de açúcar.

Com um processo  que não prejudica o meio ambiente, eles produzem ácido adípico, uma parte importante do processo de formação do nylon, a partir de açúcar derivado de fontes vegetais.

singapore
Atualmente, o ácido adípico é feita comercialmente a partir de produtos químicos à base de petróleo, em um processo que emite grandes quantidades de gases de efeito estufa.
Alguns processos para sintetizar ácido adípico a partir de ácido múcico (de cascas de plantas), já existem, entretanto, eles usam produtos químicos muito fortes e perigosos. Já a IBN, desenvolveu um processo químico utilizando um solvente simples de álcool, que reduz o número de passos necessários para converter o ácido múcico a partir de ácido adípico, e conseguiu aumentar em 60% o rendimento do produto em relação a processos existentes, de acordo com informações divulgadas pelo próprio Instituto.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram