Mercado

Açúcar: para banco australiano, preço do demerara pode triplicar

O açúcar demerara negociado no mercado futuro da New York Board of Trade (NYBOT) poderá ampliar o firme rally, possivelmente triplicando os preços sobre os níveis atuais, de acordo com uma análise divulgada nesta madrugada pelo National Australia Bank (NAB, na sigla em inglês).

O banco afirma que a tendência de alta permanece intacta, mesmo depois da forte alta registrada ontem, quando o contrato referência março atingiu nova máxima antes de fechar a 13,96 cents.

Lucros de especuladores continuam a “florescer”, e os fundamentos no longo prazo para o mercado de açúcar também estão se desenvolvendo bem, afirma o banco.

“É interessante notar que há rumores de que o açúcar pode subir até 20 a 40 cents/lb antes do movimento de alta se exaurir”, de acordo com o relatório do banco que, no entanto, não citou as fontes do rumor.

“Nossa projeção para as próximas semanas é de que o pico entre 15 e 16 cents possivelmente será considerado baixista”, completa o banco em seu documento.

Entre os fundamentos citados no relatório, estão o aumento do consumo de álcool e das exportações brasileiras, aumento compulsório da mistura do produto no Japão e na Tailândia e um déficit esperado para o mercado global de açúcar em 2006/07.

A Austrália exporta cerca de 4 milhões de t de demerara por ano, sendo o terceiro maior exportador mundial depois do Brasil e Tailândia.

Para o curto prazo, o NAB considera que os fundamentos estão mistos. Mas isso não significa que os preços irão recuar, especialmente porque diante do rally, os produtores que possuíam posições vendidas, decidiram cobrir estas posições para evitar perdas maiores. Se houver um consenso de que os altos preços irão persistir no longo prazo, os consumidores estarão mais preparados para comprar mais, de acordo com o relatório.

Além disso, o NAB afirmou que está se consolidando no mercado a idéia de que a alocação de fundos para as commodities será significativa em 2006. Se isso ocorrer, manter-se vendido no açúcar em meio à uma tendência altista não será prudente, alerta o banco. O banco diz ainda que estar zerado ou comprado são as únicas posições que têm sentido no momento. As informações são da Dow Jones.

Banner Revistas Mobile