Mercado

Açúcar: mercado externo sugere preços em alta, diz consultor

Açúcar: mercado externo sugere preços em alta, diz consultor

No último ano, as usinas optaram por produzir mais etanol, principalmente anidro, em função dos preços não remuneradores do conglomerado açucareiro. Contudo, especialistas apontam que o setor sucroenergético é cíclico e os empresários precisam estar atentos.

De acordo com Julio Borges, sócio-diretor da Job Economia, os preços do açúcar podem melhorar no segundo semestre. “O mercado externo sugere preços em alta. Logo, o produtor de açúcar terá a oportunidade de fazer fixações de preços acima dos níveis atuais”, diz.

O consultor fala ainda da forte estiagem que atinge a região Centro-Sul, que deve provocar uma quebra considerável na safra 2014/15. O problema afeta, entre outros pontos, a chamada ‘lei de oferta x demanda’, que rege as oscilações do mercado. “A condição de abastecimento interna de açúcar e etanol está mais restrita que o registrado na safra 2013/14. Isto porque teremos menor produção com demanda crescente, o que tende a deixar também as exportações menores”, explica Borges.

Banner Revistas Mobile