JornalCana

Açúcar: Índia monta comissão para examinar desregulação do setor

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, estabeleceu uma comissão de especialistas para examinar questões relacionadas à extinção do controle estatal sobre o setor de açúcar, de acordo com informações que constam no site do escritório do governo central indiano.

O governo da Índia é quem estabelece a quantidade de açúcar que pode ser vendida ao mercado interno assim como programas para o controle do preço do produto. A indústria argumenta que tal sistema prejudica a rentabilidade do setor e sua capacidade de pagar os produtores de cana.

A comissão dará suas recomendações ao primeiro-ministro assim que possível, segundo o comunicado do governo, que não especificou um prazo exato. O grupo será liderado pelo economista e ex-presidente do banco central indiano C. Rangarajan e terá outros seis membros, incluindo o economista-chefe do Ministério das Finanças e o secretário de Agricultura do país.

Analistas dizem que a produção de açúcar no segundo maior fornecedor mundial tem ciclos de alta e baixa a cada dois ou três anos porque a regulação estatal prejudica a precificação do produto. Isso acaba levando os produtores de cana a plantar outras culturas de tempos em tempos. A indústria do país há muito tempo pede a desregulamentação do setor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram