JornalCana

Açúcar está 9,49% mais caro nos supermercados

Apesar da grande oferta, o preço do açúcar sofreu uma série de reajustes desde o começo do ano e continua alto nos supermercados paulistas. Em sua pesquisa mensal de cesta básica, a Fundação Procon-SP constatou que o valor do produto aumentou 9,49% em fevereiro. Por outro lado, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) justifica que ele subiu mais de 30% das usinas para os estabelecimentos. Esses consecutivos acréscimos têm um responsável: o bom desempenho do setor nas exportações.

“O preço no mercado interno depende diretamente do mercado internacional. Como as exportações estão indo bem, esses aumentos eram esperados”. diz Mirian Bacchi, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, que ressalta que as vendas para o mercado externo são muito importantes pois a “produção é muito maior que a demanda interna”.

Mas a pesquisadora acredita que logo o consumidor começará a pagar menos pelo açúcar. “O preço está caindo. Do começo de março até hoje (ontem) já teve uma variação de 5,9% para os produtores. Em algum momento essa queda vai chegar aos mercados, mas não na mesma proporção”, comenta.

Atualmente, o preço médio do pacote de um quilo de açúcar em São Paulo varia entre R$ 1,45 e R$ 1,55 (ver quadro).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram