Mercado

Açúcar ensaia recuperação em NY

Os preços futuros do açúcar tipo demerara, o mais exportado pelo Brasil, dispararam ontem. Na bolsa de Nova York (ICE Futures US), o contrato para entrega em julho encerrou o pregão com valorização de 5,46%, a 14,67 centavos de dólar por libra-peso – maior preço de fechamento desde o dia 3. Com isso, o mercado já corrigiu boa parte das perdas acumuladas na semana passada, quando as cotações cederam 9,24%. A alta acumulada desde segunda-feira é de 6,7%.

Especuladores que haviam apostado contra a commodity nos últimos dias estão recomprando suas posições e embolsando o lucro obtido com sua desvalorização. O movimento sugere que os preços podem ter chegado a um piso de curto prazo.

A melhora de humor dos mercados com as medidas tomadas pelas autoridades europeias e a divulgação de dados econômicos positivos, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, abriram espaço para uma recuperação.

Desde fevereiro, quando atingiu o maior patamar em quase trinta anos, o preço do açúcar caiu pela metade em Nova York. A avaliação de que a produção indiana era maior do que se especulara e a colheita de uma safra recorde de cana-de-açúcar no Brasil pesaram sobre os contratos futuros da commodity. A pressão apenas aumentou na semana passada, com a crise de confiança no setor financeiro e a forte queda do preço do petróleo.

Banner Revistas Mobile