JornalCana

Açúcar é tema de curso de extensão em Pernambuco

O ciclo do açúcar em Pernambuco como fonte de história e de riqueza, tanto cultural como econômica, é o tema do curso de extensão promovido pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP). O curso intitulado O Açúcar em Pernambuco, História, Economia e Arte acontece entre os dias 15 de março e 26 de abril, sempre aos sábados, as abordagens vão desde a o sistema social Casa Grande e Senzala, bem como os aspectos econômicos ligados à cultura da cana-de-açúcar. Também serão alvo de estudos as ligações entre a catequização e seus reflexos no cotidiano dos engenhos açucareiros, entre outros assuntos. A inscrição custa R$ 60,00.

A primeira palestra, ministrada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luzilá Gonçalves Ferreira, aborda a Casa Grande tendo como base a visão de Gilberto Freyre. Luzilá também vai discorrer a influência poética e literária dos engenhos e do ciclo do açúcar em textos de poetas como Marcus Accioly, Celina de Holanda e João Cabral de Melo Neto.

Os elementos da catequização com os conseqüentes reflexos no cotidiano dos engenhos e posterior impacto na literatura será alvo da palestra do professor Lourival Holanda, do departamento de Letras da UFPE. O aspecto econômico será abordado pelo historiador social e membro do IAHGP, Reinaldo Carneiro Leal. Outros temas trabalhados no curso de extensão são “Produtores de riquezas: escravos, submissão e revoltas e a Arquitetura religiosa em Pernambuco.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram