JornalCana

Açúcar e álcool têm R$ 800 milhões do Unibanco

O Unibanco está aumentando suas apostas no setor sucroalcooleiro do país, que ao todo conta com quase 90 projetos de construção de novas usinas até 2010. “O setor está em expansão”, afirma Carlos Mellis, superintendente de estruturação de projetos e concessões da instituição.

Segundo ele, os financiamentos do banco no segmento já somam cerca de R$ 800 milhões, incluindo projetos de novas usinas e programas de co-geração de energia. “Os projetos de co-geração [a partir do bagaço de cana] foram estão entre os primeiros do setor financiados pelo banco”. Hoje o banco está envolvido em oito projetos de usinas. “Prestamos assessoria às usinas, com estudos de viabilidade econômica nas regiões onde os projetos estão sendo realizados”, diz Mellis.

Os primeiros financiamentos do Unibanco para o segmento saíram em 1997, com os programas de co-geração, mas os negócios começaram a ganhar impulso a partir de 2000, quando os preços do açúcar começaram a disparar no mercado internacional.

Segundo Mellis, um dos projetos de destaque com participação do banco é o da Usina São João (USJ), com sede em Araras (SP). A empresa está construindo uma nova usina em Quirinópolis (GO) e contou com a assessoria financeira da instituição.

A participação do Unibanco nesse projeto incluiu todas as discussões estratégicas da empresa, envolvendo a localização da planta, soluções logísticas para o escoamento da produção e estrutura societária, além de estudos de viabilidade e capacidade de alavancagem da empresa.

Em 2005, com o novo salto dos preços do açúcar no exterior e a maior demanda por álcool, o Unibanco abraçou novos projetos. Só no ano passado, foram cinco operações financeiras com usinas, entre recursos para a expansão de unidades e investimentos relacionados a aumentos das capacidades industriais dessas empresas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram