Mercado

Açúcar derruba superávit brasileiro ante árabes

O modesto crescimento de 4,35% das exportações brasileiras para os 22 países que compõem a Liga Árabe refletiu a variação dos preços do açúcar no mercado internacional.

A commodity, que até 2006 era o principal produto da pauta de exportações do Brasil, registrou queda de 24,8% nas vendas no ano passado, para US$ 1,6 bilhão. Com isso, deixou a posição de liderança nas vendas externas para os países árabes, posto que agora é ocupado pela carne.

O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Antônio Sarkis Jr., destaca que o movimento foi causado pela redução de aproximadamente 20% no preço do açúcar no mercado internacional, e não por conta da perda de mercado do produto brasileiro.

“Apesar da forte queda das vendas, o Brasil manteve suas exportações em volume, o que evidencia que o produto nacional manteve sua importância no mercado árabe, apesar da atuação crescente na região de países como a Índia”, afirma.

Mesmo com a queda nas vendas de açúcar, as empresas brasileiras encerraram 2007 com resultado de expansão nos negócios no mundo árabe para US$ 7 bilhões. Contribuiu para isso o aumento nas vendas de carne, soja, café, madeira e celulose, entre outros produtos.

Se descontado o desempenho do segmento de açúcar, as exportações brasileiras para os países árabes teriam apresentado expansão de 20%, revela Sarkis.

Nova líder no ranking de exportações para os países árabes, a carne correspondeu a quase US$ 2 bilhões em negócios, uma expansão de 27,2% sobre 2006. Já as vendas de soja cresceram 15%, para US$ 226 milhões.

A exportação do segmento madeira e celulose teve alta de 66%, para US$ 148 milhões. As vendas externas de café, chá, mate e especiarias cresceram 63,6% no ano passado, para US$ 132 milhões. (André Magnabosco)

Banner Revistas Mobile