Mercado

Açúcar: com lentidão na reforma, Austrália atrasa subsídio

O ministro da Agricultura da Austrália, Warren Truss, disse hoje que atrasou o pagamento da segunda parcela do subsídio de 73 milhões de dólares australianos (US$ 1 = 1,21912 dólares australianos), alegando que os planos de reformulação da indústria de açúcar estão muito lentos.

“Há poucas evidências de uma ampla reforma e quase todos os planos regionais estão em estágio inicial”, disse ele em entrevista à radio Australian Broadcasting Corp.

“A segunda parcela será paga apenas quando o governo estiver satisfeito com o progresso da reforma na indústria”, disse o ministro. A primeira parcela de 73 milhões de dólares australianos foi paga em junho. O valor do subsídio é o equivalente a 30 dólares australianos por tonelada de açúcar demerara produzido. Os produtores de cana receberam cerca de dois terços da primeira parcela do subsídio, enquanto as usinas ficaram com um terço.

O subsídio, pago para garantir a sustentabilidade do setor, foi calculado com base nos níveis de safras anteriores. A assistência de 444 milhões de dólares australianos e pacote de reestruturação foi divulgados em 28 de abril de 2004. O pacote de apoio, um dos maiores já realizados para a indústria, saiu depois de forte pressão dos produtores.

Truss disse que o subsídio foi feito para dar um fôlego aos produtores, de modo que eles conseguissem reestruturar as unidades produtoras em fábricas mais eficientes e sustentáveis. “A condição para os pagamentos era o progresso da reforma”, completa. Segundo ele, o governo quer assegurar que a indústria esteja preparada para adotar medidas que sustentem o setor no futuro, antes de pagar o subsídio. O ministro disse ter alertado a indústria ao longo do ano.

A Austrália é a maior produtora global de adoçantes, exportando cerca de 4 milhões de t por ano, de uma produção total de quase 5 milhões. A indústria local conseguiu o subsídio depois de ter sido arrasada por uma contínua queda nos preços, valorização da moeda e queda na produção por conta de surgimento de doenças e problemas climáticos. O pacote foi o terceiro adotado pelo governo desde 2000 para ajudar a indústria. As informações são da Dow Jones.

Banner Revistas Mobile