Mercado

Açúcar cai com realização de lucros

Preços recuaram 2,1% no dia. Na semana, queda alcança 5,4%. O preço do açúcar apresentou forte queda pelo terceiro pregão consecutivo, nesta quinta-feira, na Bolsa de Nova York. Os contratos com vencimento em julho fecharam com desvalorização de 2,14%, cotados a 15,98 centavos de dólar por libra-peso. Na semana, as cotações do açúcar acumulam retração de 5,44%.

Segundo o analista de commodities Gil Barabach, da Safras & Mercado, a queda pode ser atribuída a um movimento de realização de lucros, impulsionado pela proximidade da entrada da safra brasileira no mercado. “A tendência agora é de queda, pois a oferta do açúcar do Brasil deve começar nos próximos 30 dias e ganhar força em 60 dias”, afirma.

O analista também ressaltou o ajuste de posições que ocorre no mercado financeiro de forma geral, com especuladores saindo de contratos agrícolas e migrando para aplicações em juros, por exemplo. “Isso reforça os fatores fundamentalistas do mercado de açúcar, que já sugerem uma queda”, afirma.

Grãos

Os preços dos grãos permaneceram estáveis, à espera do relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que será divulgado hoje. Os contratos de soja para maio subiram 0,64%, cotados a 587,75 centavos de dólar por bushel (US$ 12,96 a saca), na Bolsa de Chicago. Já o milho subiu 1,75% nos contratos de maio, cotados a 232 centavos de dólar por bushel (US$ 5,48 a saca).

Segundo Steve Cachia, da Cerealpar, os preços foram sustentados pelo relatório de exportações semanais americanas, que trouxe resultado melhor que o esperado. Na última semana, as vendas foram de 1,42 milhão de toneladas, contra expectativa máxima de 900 mil toneladas.

Banner Revistas Mobile