JornalCana

Açúcar: Ásia e safra do Brasil devem pressionar preços, diz Job

Os preços médios do açúcar durante a safra 2005/06 deverão ficar perto da média registrada na safra anterior, 2004/05, de 7,8 cents por libra, e inferiores ao teto registrado recentemente, de 9,50 cents, base maio. A expectativa é de Júlio Maria Borges, presidente da Job Consultoria, especializada no setor sucroalcooleiro.

Segundo ele, os preços subiram na safra passada influenciados pela quebra da safra açucareira do Sudeste Asiático, onde países como China, Paquistão e Índia verificaram forte retração na produção principalmente por causa da seca. “Agora, há sinais de que a produção da Índia está se recuperando. Dependendo da rapidez desta recuperação, os preços poderão ficar mais deprimidos”, explica ele, que prefere adotar uma postura conservadora.

A F.O.Licht estima que os preços ficarão relativamente mais altos em 2005/06 à medida que a Licht espera uma recuperação da safra asiática mais lenta. Já a australiana Abare e a Organização Internacional do Açúcar acreditam que os preços deverão ser afetados pela safra brasileira.

Borges acredita que a produção brasileira de cana em 2005/06 pode registrar um crescimento de até 40 milhões de toneladas, ou uma safra de 367,5 milhões de toneladas. As exportações de açúcar, segundo ele, podem atingir as 20 milhões de t na próxima safra.

“O Brasil saiu de uma participação de 12% das exportações mundiais de açúcar em 1994/05 para atuais 35%. Para 2005/06, a participação deve chegar aos 40% porque o Brasil tem um custo baixo e pode vender seu produto mais barato do que os concorrentes sem grandes prejuízos”. Borges participou do seminário “Economia brasileira e a dinâmica do mercado sucroalcooleiro em 2005/06”, promovido pelo Açúcar Guarani em São Paulo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram