JornalCana

Açotubo prevê aumento da demanda pelo setor sucroalcooleiro

A Açotubo trabalha com uma perspectiva de aumento da demanda por barras e tubos de aço no setor sucroalcooleiro. A estimativa é que, superada a pior fase da crise financeira, as usinas de açúcar e etanol se preparem para iniciar grandes manutenções em suas instalações até janeiro de 2010.

José Carlos Palopoli, gerente de Marketing do Grupo Açotubo, explicou que, geralmente, as usinas de açúcar e álcool fazem as suas manutenções preventivas durante os meses de dezembro e janeiro. Porém, no ano passado, devido à crise econômica mundial, muitos desses investimentos foram postergados, de forma que apenas foram feitas as manutenções inadiáveis.

“Para 2009, estimamos que os volumes de produtos vendidos serão maiores, impulsionados pela grande exportação de açúcar feita pelo Brasil para cobrir a demanda do mercado internacional, ocasionada principalmente pela quebra da safra de cana ocorrida na Índia”, afirmou Palopoli, em nota.

Das novas encomendas realizadas para o segmento, estima-se que 70% das demandas por produtos são provenientes das usinas já em operação, enquanto que as novas usinas serão responsáveis por 30%. Para atender a esta demanda, as empresas do grupo, composto pela Açotubo, Incotep e Artex, mantêm altos níveis de estoque de produtos específicos.

A busca por biocombustíveis menos agressivos ao meio ambiente tem crescido no mundo todo, de forma que as usinas de álcool brasileiras constituem hoje, na opinião da Açotubo, um fator de desenvolvimento econômico-social.

Com uma produção anual de cerca de 25 bilhões de litros de álcool, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) prevê que o álcool pode também voltar a liderar os postos de combustíveis no Brasil, considerando a projeção de aumento do valor da gasolina em 2010, com a elevação do petróleo no mercado internacional.

E a recuperação do etanol acarreta o crescimento da demanda por barras e tubos de aço carbono, chapas e tubos de inox por parte do setor sucroalcooleiro, o que movimenta a indústria e o mercado siderúrgico.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram